Onde estão as vozes proféticas?

Rodini Netto (*)

Onde estão as verdadeiras vozes proféticas na Igreja? Aqueles que foram levantados por Deus para mostrar a verdade?

Não estamos falando de um ou outro que se levanta para defender os interesses de sua denominação ou de um grupo de pessoas a quem estão ligados. Também não estamos falando daqueles “profetas” que entendem que impedem a verdadeira voz profética de se levantar. Assim como não estamos falando de “apóstolos” que não sabem entender a visão de Deus, e muito menos sabem para o que foram chamados, e ficam presos à suas “visões” e com medo de perder “o pouco que tem”. Estes mesmo, querem impedir o mover de Deus que, ao contrário do que entendem aqueles, quer espalhar a visão de Reino por toda a Terra. Visão de Reino, não visão de “reinos”. Visão de Ministérios, não visão do “ministério”. Trabalho em favor do Reino, e não de “reinos”.

As vozes proféticas da Igreja estão sendo caladas, principalmente, por aqueles que se dizem “profetas”… muitos deles legitimamente levantados, mas que, assim como Balaão, foram tentados a ser corrompidos… uns por dinheiro, outros por fama, outros por poder… mas no caso destes, a mula não estava presente… talvez tenham ouvido outros profetas que tentaram alertá-los, mas não lhes deram ouvidos, porque deixaram-se contaminar pelo eu. Talvez o medo de perder o controle sobre um grupo os tenha feito perder a visão de Deus e, agora, são membros de “um clubinho muito especial” que não deixa “seus associados” viverem as experiências de ministério… na verdade, conseguiram fazer com que estas pessoas ficassem literalmente presas em seus domínios, sob a égide da honra… Mas honra, não é submeter-se a um sistema religioso… muito menos, submeter-se a uma prisão imposta por lideranças que não sabem para onde querem ir… lideranças que, sob uma desculpa de “Reino”, buscam, na verdade, manter as estruturas que comandam aqui e ali, direta ou indiretamente…

Cada um de nós que professa a Cristo recebeu uma Real Ordenança. Cada um de nós que professa a Cristo recebeu um Real Sacerdócio. Cara um de nós que professa a Cristo recebeu uma Real Embaixada do Reino.

A principal arma usada por satanás para nos deter, é a imposição do medo que, muitas vezes, parte de uma liderança sem visão, que busca “construir impérios” sob visão alheia, que não para para ouvir a voz de Deus, e que está cheia de interesses escusos.Quem tem medo de ver o Reino de Deus crescer, tem medo de liberar liderados para começarem a agir nos ministérios para os quais foram chamados, porque tem medo de perder… quando, no Reino de Deus, somos chamados a fazer a vontade do Rei Jesus e não a vontade de fulano de tal.

Assim, muitos ministérios estão sucumbindo pelo medo. Líderes que sempre tiveram vocação para o ministério estão deixando-se levar pela imposição do medo e, ao invés de fazer a vontade de Deus, acabam buscando “permissões” de seus “líderes” que não lhes permitem desenvolver o chamado… algumas vezes, isso é intencional… outras, não. O que importa, para estes líderes, é manter o controle da situação, muito mais do que obedecer a Deus. E assim, continuam dando “leitinho espiritual”, pensando que estão alimentando um povo faminto por “feijoada espiritual”.

Agora, pergunto: onde estão as vozes proféticas? Sucumbiram, também, a líderes que não lhes querem ver desenvolver seu ministério? Sucumbiram ao interesse de lideranças corrompidas? Deixaram-se corromper, por não terem encontrado uma mula no caminho que os alertasse?

Onde estão as vozes proféticas da Igreja de hoje, que se calam quando líderes impõem aos seus membros e liderados a proibição de irem a tal lugar, ou de ouvir tal ministro? Que “Reino” é este que pregam?

Ainda há muito o que caminhar para que a Igreja entenda seu real propósito, e os líderes entendam que foram chamados para criar discípulos sim, mas que criem outros discípulos, que criem outros discípulos e com liberdade em Cristo.

(*) Rodini Netto, 43, é casado, jornalista de profissão e pastor. Foi missionário em Portugal de 2001 a 2003. Está construindo a Rede de Intercessão e Comunhão Cristã, ligada à RED-UMI, da Argentina.

Deixe um comentário